No final do ano de 2019, foi identificada a doença pelo novo coronavírus (COVID-19). Sendo esta recente, existem ainda algumas características desconhecidas,e o que se sabe deve-se à investigação científica entretanto desenvolvida.
A COVID-19 é transmitida de pessoa a pessoa e o agente causador é o coronavírus, designado SARS-CoV-2 (2, pois já existe outro tipo de coronavírus).
Dificuldade respiratória (Respiração acelerada, ruidosa e sibilante, incapacidade de falar ou completar frases, Incapacidade para pensar com clareza)
Ausência de olfacto e/ou paladar
Perante estes sintomas, é fundamental:
Adotar precauções reforçadas e contactar os serviços de saúde (ex: SNS 24 – 808 24 24 24, cuidados de saúde primários, 112 em caso de dificuldade respiratória)
Permanecer em casa, acompanhados pela equipa de saúde no domicílio/IPSS
Apenas algumas pessoas com infeção por SARS-CoV-2 necessitam de internamento
A pessoa pode transmitir o vírus a outras pessoas até mesmo 1 a 2 dias antes de surgirem os sintomas
O período de maior risco de contágio é durante a presença de sintomas, mesmo que estes sejam ligeiros
Este vírus pode transmitir-se principalmente através de duas formas:
Contato direto, através de gotículas respiratórias, produzidas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, que podem ser inaladas ou absorvidas pelas mucosas da boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas. (mãos, administração, ingestão).com secreções, fezes, ou com superfícies contaminadas
ou
Contato indireto, através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, com a boca, nariz ou olhos. (equipamentos e ambiente)
O vírus pode sobreviver em superfícies durante horas ou até dias, se estas superfícies não forem limpas e desinfetadas regularmente