No final do ano de 2019, foi identificada a doença pelo novo coronavírus (COVID-19). Sendo esta recente, existem ainda algumas características desconhecidas e o que se sabe deve-se à investigação científica entretanto desenvolvida.
A COVID-19 é transmitida de pessoa a pessoa e o agente causador é o coronavírus, designado SARS-CoV-2 (2, pois já existe outro tipo de coronavírus).
Em média, uma pessoa infetada com o vírus demora 5-6 dias a manifestar sintomas. No entanto, pode demorar até 14 dias.
A recuperação é muitas vezes sem sequelas nem necessidade de hospitalização. No entanto, nos casos mais graves, esta pode levar a uma pneumonia grave, síndrome respiratória aguda grave, falência multiorgânica e, eventualmente, morte.
Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
perda de paladar ou olfato
Sintomas menos comuns:
tensão e dores musculares
dores de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Adotar precauções reforçadas e contatar os serviços de saúde (ex: SNS 24 – 808 24 24 24, autoridade de saúde local, cuidados de saúde primários, 112 no caso de dificuldade respiratória).
E se for diagnosticado com a infeção por SARS-COV-2?
Deve ficar isolado em casa, inclusive dos restantes membros da família, pelo menos por 10 dias, seguindo as instruções da autoridade de saúde.
Todas as pessoas que tiveram um contato próximo, devem também ficar em isolamento por 14 dias.
A pessoa pode transmitir o vírus a outras pessoas até mesmo 1 a 2 dias antes de surgirem os sintomas.
O período de maior risco de contágio é durante a presença de sintomas, mesmo que estes sejam ligeiros.
Este vírus pode transmitir-se principalmente através de duas formas:
Contato direto, através de gotículas respiratórias, produzidas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala, que podem ser inaladas ou absorvidas pelas mucosas da boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas(mãos, administração, ingestão), com secreções, fezes, ou com superfícies contaminadas
Contato indireto, através do contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, com a boca, nariz ou olhos. (equipamentos e ambiente)
O vírus pode sobreviver em superfícies durante horas ou até dias, se estas superfícies não forem limpas e desinfetadas regularmente.