✓ Visão – Tornar-se a instituição de referência na área de Prevenção de Acidentes Domésticos e de potenciação de competências dos profissionais humanitários.
✓ Missão – Nascemos para colmatar as lacunas de intervenção na área da exclusão social criando uma estrutura de voluntariado para o lançamento de campanhas de angariação de produtos destinados aos utentes das OSFL. Simultaneamente organizamos parcerias para o fornecimento de serviços de prevenção de acidentes domésticos na área da saúde e bem-estar das famílias carenciadas. Também desenvolvemos ações de formação para capacitar profissionais nos domínios da intervenção humanitária e da cooperação e desenvolvimento.
✓ Valores:
Responsabilidade social – contribuir para uma sociedade mais justa, humana e equitativa,com uma intervenção assente nos três pilares humanitários: humanidade, imparcialidade e neutralidade.
Humanismo – respeito pela dignidade individual e promoção constante da sua valorização, independentemente da sua condição, valores culturais ou religiosos.
Cooperação – promoção de uma intervenção assente em relações de parceria e cooperação entre as entidades.
Transparência – transparência na gestão e adoção de modelos organizacionais capazes de reduzir ao mínimo os apoios financeiros do Estado.
Intervenção ética – responsabilidade de todos os colaboradores, voluntários e associados com base em competências técnicas, aposta na formação permanente, valores éticos e deontológicos.
✓ Política de Qualidade:
A PASSO compromete-se a fornecer produtos angariados de qualidade adequada às necessidades dos utentes das OSFL e a prestar serviços a famílias carenciadas através de parcerias estabelecidas com base na seriedade, competência, disponibilidade e espírito solidário.
✓ Declaração de Princípios da Passo Positivo
Responsabilidade em relação aos Donativos
Os donativos devem ser voluntários e de acordo com os objectivos da Passo Positivo.
Os fundos deverão ser recolhidos de forma cuidadosa e livre, respeitando as opções do doador, quando esta for expressa.
Relação com os Parceiros
A Passo Positivo tem obrigação de responder perante todos os parceiros, incluindo doadores e beneficiários;
Deve respeitar os direitos do doador, a sua privacidade e informá-lo sobre a utilização das suas contribuições, honrando a sua vontade;
Deve também respeitar os direitos dos beneficiários, a sua dignidade e privacidade, sem usar materiais e técnicas que os possam pôr em causa;
Deve trabalhar com fornecedores e intermediários com os mesmos padrões de conduta.
Comunicação, Marketing e Informação Pública
A Passo Positivo deverá informar com clareza e de forma fiável os custos, valores angariados e a sua utilização.
Respeitar e realizar a devida protecção de dados, tal como a vontade dos doadores de serem retirados de imediato, da base de contactos da Passo Positivo.
Relatórios de Gestão, Finanças e Custos
A Passo Positivo deve garantir que todas as transações, contabilidade e relatórios sejam transparentes, objetivos e divulgados anualmente.
Pagamento e Compensações
Todo o trabalho tem um custo e deve ser refletido nas contas, mesmo a ponderação do trabalho voluntário, respeitando o código de conduta, a idoneidade da organização e as leis nacionais em vigor.
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